[TUTORIAL] Como Fazer Remarketing no Facebook Como um Profissional

 

Não importa quão bem feito o seu site é, o fato é que mais de 98% das pessoas vão embora sem converter (sem comprar o seu produto, sem se cadastrar na sua lista de e-mails, enfim, se tomar a ação que você deseja).

Isso significa que a maioria das pessoas precisa visitar o seu site mais de uma vez antes de decidirem comprar de você.

Especialmente se eles não te conhecem ou não conhecem o seu negócio.

E se hoje você não estiver fazendo nada para trazer esse tráfego de volta para dentro do seu site, provavelmente você está deixando no mínimo 50% do seu potencial de vendas na mesa, todos os dias (e implorando para a concorrência vir pegar de você).

 

Pegue esse Tutorial e Descubra Como Fazer Remarketing no Facebook Como um Profissional… Click To Tweet

 

Mas em vez de ficar frustrado, desmotivado e sem vontade de cantar uma bela canção, você pode espremer até a última gota de ROI desse tráfego aplicando uma estratégia extremamente simples e eficiente – o Remarketing no Facebook.

Se você ainda não está familiarizado com o remarketing no Facebook, não dá mais para esperar!

E por uma boa razão: de acordo com um grande estudo realizado pela Criteo, os visitantes que são trazidos de volta através de anúncios de remarketing são 70% mais propensos a converter do que quaisquer outros visitantes novos.

 

(Precisa de mais números? Aqui estão 7 estatísticas sobre o Remarketing que vão surpreender você).

 

Se você é novato no remarketing ou apenas precisa de uma reciclagem, leia este post até o final para saber exatamente como ter uma campanha eficiente de remarketing no Facebook funcionando automaticamente no seu negócio a partir de hoje…

 

 

O QUE É REMARKETING?

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Você já navegou pela internet e teve a sensação de que alguma empresa estava seguindo você onde quer que vá?

Você acessa um blog de esportes, um site de notícias, entra no Facebook, pula para um site de fofocas da sua celebridade favorita… e em todo lugar tem um anúncio dessa mesma empresa te perseguindo.

Parece impressionante, certo? Você pensa “essa empresa deve ser muito boa mesmo, se eles podem pagar anúncios em todos os sites!”

Isso é Remarketing.

 

Remarketing é uma estratégia que lhe permite seguir e “re-anunciar” para as pessoas que visitaram o seu site e demonstraram algum interesse em seus produtos ou serviços, mas não concluíram uma conversão.

 

Ou seja, é um tipo de anúncio que só será exibido para seus prospectos depois que eles deixarem o seu site sem concluir a conversão que você desejava.

Mas melhor do que conhecer o caminho, é percorrer o caminho…

…então, deixe-me explicar agora exatamente como o remarketing funciona e como o seu negócio pode começar a se beneficiar dele.

(Você também pode dirigir anúncios de remarketing através do Google, mas neste post vamos tratar apenas das estratégias de remarketing no Facebook ok).

 

 

COMO FUNCIONA O REMARKETING NO FACEBOOK?

É relativamente simples:

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Para configurar o remarketing, primeiro você deve acrescentar um pequeno pedaço de código no seu site. Mas não se assuste, é um código simples que não afeta em nada o desempenho do seu site e seus visitantes nem saberão que ele está lá.

Toda vez que um novo visitante acessa seu site, esse código var marcá-lo automaticamente com uma tag (um tipo de etiqueta rastreadora de tráfego no Facebook).

Depois disso, mesmo que o visitante saia do seu site sem converter, você vai conseguir rastreá-lo assim que ele entrar no Facebook.

Uma vez no Facebook, se suas campanhas de anúncios de remarketing estiverem ativas, o Facebook vai começar a exibi-los…

…e o visitante verá seus anúncios constantemente enquanto estiver no Facebook, em qualquer dispositivo, podendo voltar para dentro do seu site e finalizar a conversão que ele deixou de fazer antes.

 

 

POR QUE VOCÊ PRECISA FAZER REMARKETING?

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Os benefícios são gigantes! Campanhas de remarketing são capazes de:

  • Aumentar a consistência da sua marca e o reconhecimento do seu público com a constante exposição do seu produto;
  • Abrir uma porta de retorno do seu site para o seu público mais valioso – aquele que já conhece o seu negócio;
  • Impulsionar o ROI devido o aumento de vezes que o tráfego entra em contato com seu negócio;
  • Diminuir em até 12x os custos por aquisição de cada cliente.

 

 

E POR QUE NO FACEBOOK?

As pessoas gastam tempo no Facebook – e muito!

  • Estatísticas mostram que 62% dos usuários visitam o Facebook a cada 15 minutos (para 18 a 24 anos de idade, o número sobe para 74%).
  • Em média, um usuário visita o Facebook quase 14 vezes por dia e gasta uma média de 2 minutos por visita. Acrescente isso ao fato de que já são quase 2 bilhões de usuários ativos no Facebook em 2015 e então você terá uma boa ideia do potencial do Facebook.
  • Estudos mostram que as taxas de cliques em anúncios de remarketing no Facebook são 21x maiores do que os anúncios padrões.
  • Os custos por cliques são 79% mais baixos.

 

(Precisa de mais provas? Veja aqui um Estudo de Caso onde geramos 1.517% de ROI usando apenas anúncios de remarketing).

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Além disso, o remarketing no Facebook é extremamente versátil.  Você pode usá-lo praticamente para tudo:

  • construir sua base de fãs;
  • dirigir tráfego mais qualificado para o seu site;
  • crescer sua lista de e-mails;
  • vender;
  • vender de novo;
  • as possibilidades são infinitas…

No tutorial abaixo eu vou te mostrar exatamente como criar uma campanha de remarketing no Facebook em apenas 5 passo:

 

 

TUTORIAL – 1º PASSO:
CRIAR UM PÚBLICO DE REMARKETING

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Não se assuste com a quantidade de etapas para criar o seu pixel de remarketing pois na verdade o processo é bem simples.

Além disso você só vai fazer isso uma única vez e o pixel vai funcionar para sempre, de forma automática enquanto o seu site estiver no ar.

 

No seu gerenciador de anúncios no Facebook, clique em “Ferramentas” e em seguida em “Públicos” no menu:

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Depois clique em “Criar Público” e em seguida em “Público Personalizado”:

tutorial-remarketing-facebook-2

 

Clique em “Tráfego do site”:

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Nesta janela você vai configurar seu público de remarketing:

tutorial-remarketing-facebook-4

A primeira estratégia aqui, é criar o pixel de Remarketing geral para instalar em todo o seu site, sem criação de regras especificas.

1 – Nesse primeiro exemplo, deixe selecionada a opção de tráfego “qualquer pessoa que visite o seu site”

2 – No campo “nos últimos ___ dias” já aparece selecionado 30 dias. Mas eu sugiro que você selecione 90 dias, ou seja, todas as pessoas que visitaram o seu site nos últimos 90 dias vão entrar para essa lista de público de remarketing.

3 – Em “nome do público” coloque o nome de sua preferência para que depois você possa localizar esse público com facilidade e anunciar para ele.

4 – Para finalizar, clique em “criar público”

Então o Facebook vai mostrar uma mensagem dizendo que o público foi criado e pedindo que você termine de configurar o pixel. É só clicar em “ok”.

 

Até aqui, o seu pixel de remarketing foi criado, mas não foi instalado.

Por isso você vai ver essa tela dizendo que o pixel não está instalado:

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O seu pixel só vai começar a funcionar quando você instalá-lo no seu site.

 

 

TUTORIAL – 2º PASSO:
INSTALAR O PIXEL DE REMARKETING

Essa etapa é um pouco mais avançada, mas também não é nenhum Monte Everest, não se preocupe.

Para instalar o pixel de remarketing no seu site, clique no pequeno quadrado de seleção ao lado do público que você acabou de criar. Depois clique em “Ações” e logo em seguida em “Pixel de Visualização”:

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Assim é como se parece o código do pixel de remarketing que você precisa copiar e colar nas páginas do seu site:

tutorial-remarketing-facebook-7

 

Mas como instalar esse pixel?

Dependendo de como o seu site foi construído essa instalação será diferente:

  • Se você tem uma loja virtual dentro de um sistema e-commerce, provavelmente terá um local específico para colar esse código. Veja isso com os desenvolvedores da sua loja virtual, ou com o suporte do sistema que você aluga.
  • Se você tem um site no WordPress mas não é o desenvolvedor dele e não sabe como acessar o html, basta instalar o plugin gratuito tracking code que vai fazer todo esse trabalho duro pra você.
  • Se você tem um site no Blogger, ou em qualquer outra plataforma de criação de conteúdo ou até mesmo um site próprio desenvolvido por você; mas ainda assim também não sabe onde instalar o código do pixel de remarketing, instale no mesmo lugar onde você instalou o código do Google Analytics, pois assim, não tem erro.

 

É importante que esse código seja instalado no cabeçalho do seu site (entre os códigos <head> e </head>)  para que você possa fazer essa instalação somente uma única vez e ele consiga rastrear todas as páginas do seu site, sem que você precise ficar instalando o pixel em cada página uma a uma, ou a cada vez que você cria uma página nova.

Se você tiver alguma dúvida para conseguir instalar esse pixel, eu garanto que uma busca rápida no YouTube ou no Google vai trazer uma tonelada de recursos e tutoriais mostrando como instalar esse código especificamente para o seu tipo de site.

O importante é não parar por aqui!

Não se intimide por um simples pedaço de código.
(afinal, você é um homem ou um saco de batatas?)

 

 

TUTORIAL – 3º PASSO:
INSTALAR O PIXEL HELPER

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O Pixel Helper é uma extensão que você instala no Google Chrome somente para confirmar que o seu pixel foi instalado da maneira correta e que ele está funcionando bem.

Toda vez que você visita qualquer página (até mesmo a dos seus concorrentes), o Pixel Helper vai informar se a página tem ou não tem o Pixel de Remarketing do Facebook instalado e se ele está ou não está funcionando.

Você pode usar essa ferramenta para pesquisar se o pixel de remarketing foi instalado corretamente em todas as suas páginas…

e você também pode aproveitar para pesquisar se as páginas dos seus concorrentes têm o pixel de remarketing ou não

Para instalar o Pixel Helper, é só clicar aqui e depois clicar em “adicionar ao Chrome” e pronto!

Ele vai ficar ativo sempre na sua barra de navegação.

 

Sempre que você visitar uma página que tem o pixel do Facebook instalado corretamente, o ícone do Pixel Helper ficará assim:

pixel-helper-com

E sempre que você visitar uma página que não tem nenhum pixel do Facebook instalado, o Pixel Helper ficará assim:

pixel-helper-sem

(mais informações sobre o Pixel Helper do Facebook estão aqui).

 

 

TUTORIAL – 4º PASSO:
CRIAR AS REGRAS DE REMARKETING

Acredite ou não, até aqui você já fez o trabalho duro. Daqui pra frente é “mamãozinho com açúcar”.

Agora que o pixel de remarketing está instalado e funcionando no seu site, você precisa criar suas regras de rastreamento; ou seja, as ordens que você deseja que o Facebook siga para rastrear seu público.

Pode parecer óbvio, mas se alguém compra seu produto ou serviço, ou se cadastra na sua lista de e-mails, você não precisa mais anunciar a mesma oferta para essa pessoa.

Isso é apenas desperdício de impressão de anúncio e de dinheiro do seu orçamento.

Então, como excluir o público que já converteu no seu site e não anunciar para ele?

É simples.

Por exemplo: Para todas as pessoas que entraram na minha página de captura do E-book Top 3 Melhores Anúncios de Facebook e saíram sem deixar o e-mail, eu crio a seguinte regra:

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1 – Você pode notar que eu selecionei a opção de tráfego “Pessoas que visitam páginas da internet específicas, mas não outras”.

2 – Na opção “incluir” eu seleciono “URL igual a” e colo o link da minha página do e-book.

3 – Já na opção “excluir” eu seleciono “URL igual a” e colo o link da página de obrigado (que é a página para onde o visitante é direcionado depois que cadastra o seu e-mail).

4 – Depois disso, eu seleciono a quantidade de dias que eu gostaria de manter esse público dentro da minha lista de pixel, sendo o mínimo 1 e o máximo 180 dias.

Para o meu negócio, eu prefiro manter uma média de 30 a 90 dias, mas você pode selecionar a quantidade de dias que seja mais relevante pra você e para o seu negócio (3 dias, 7 dias, 30 dias, etc.).

5 – Por fim, é só colocar o nome que você preferir para a sua audiência…

6 – …e clicar em “Criar público”.

Você verá o seu público no painel.

 

Mas esteja ciente de que pode levar algum tempo para o Facebook coletar o seu público e colocar na sua lista.

Esse tempo pode ser de minutos ou até dias, dependendo do volume de tráfego existente na segmentação que você criou.

Você precisa ter mais de 20 pessoas visitando essas páginas específicas para que o Facebook consiga construir o seu público.

A partir daqui, é hora de configurar os anúncios de remarketing.

 

 

TUTORIAL – 5º PASSO:
CRIAR OS ANÚNCIOS DE REMARKETING

Essa é a parte mais divertida!

Você pode selecionar o público de remarketing que você acabou de criar e clicar no botão verde “criar anúncio” (ou, se você já tem mais habilidade, pode criar seu anúncio no Power Editor).

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Aqui você vai criar o seu anúncio normalmente; porém, com algumas observações para que essa estratégia realmente funcione:

 

  • IMAGEM: O seu anúncio obrigatoriamente deve ter um design similar ao do seu site, loja virtual ou página de captura que o visitante estava antes (para funcionar como um lembrete e não interromper a experiência do visitante).

 

  • COPY: A grande sacada que faz qualquer anúncio de remarketing converter bem no Facebook está na copy (nos textos do anúncio). Pois tudo o que você precisa para fazer esse anúncio funcionar é de uma simples frase:

“Muitos Compromissos? Você se esqueceu de aproveitar … (sua oferta ou seu produto)?”

Essa copy pode ser igual para todo e qualquer anúncio de remarketing que você for criar, não importa qual seja o produto divulgado.

Ela sempre funciona para qualquer nicho de mercado (isso é bom porque te economiza tempo de escrever uma tonelada de anúncios diferentes).

 

Além disso, existe um truque sorrateiro nesse tipo de anúncio que faz com que as pessoas não hesitem em voltar para dentro do seu site e reconsiderem sua oferta (seja finalizar uma compra ou preencher seu cadastro).

Você vai gostar desse truque…

Para descobrir que truque é esse e também pegar uma cópia dos meus Top 3 Melhores Anúncios de Alta Conversão que Dobram as Vendas enquanto Reduzem até 78% dos custos no Facebook (inclusive o meu próprio anúncio de remarketing para você reproduzir nas suas campanhas), é só clicar aqui.

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COMO MEDIR O SUCESSO DAS CAMPANHAS DE REMARKETING NO FACEBOOK?

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Como qualquer gasto com publicidade, é importante medir os resultados para saber se a sua estratégia de remarketing está dando certo ou não.

Para fazer isso, eu vou te passar alguns parâmetros para que você tenha uma base de comparação:

 

  • CTR: A taxa de cliques estará boa se estiver acima de 1.5%
  • CPC: O custo por clique estará bom se estiver abaixo de R$ 0,60
  • ROI: Essa é a métrica mais importante. A fórmula para calcular o retorno sobre o investimento é o valor recebido pelo seu produto, menos o custo de investimento com anúncios, dividido pelo custo do investimento com anúncio, vezes 100.

Veja como se parece:

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O ROI nos diz exatamente quanto dinheiro estamos gerando a partir de nosso gasto com publicidade.

O ROI das suas campanhas de remarketing no Facebook estará bom se estiver acima de 80%.

 

 

ANTES DE VOCÊ IR, SÓ UM AVISO…

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☺ Aqui está o link do E-book: www.fbultimate.com.br/top3-melhores-anuncios

Agora que você foi apresentado ao conceito de remarketing, que perguntas você tem sobre isso? Deixe-me saber nos comentários!

 

Sobre o Autor Ver todos os posts Sobre o site

Felipe Moreira

Felipe Moreira é co-fundador da Ultimate Marketer e desenvolvedor do Método FbUltimate.Nos últimos 18 meses, já criou e otimizou campanhas de anúncios no Facebook de mais de R$ 200.000 gerando mais de R$ 1.100,000 de retorno positivo sobre o investimento. Felipe também já consultou e aconselhou mais de 4.000 alunos, pequenos e médios empreendedores em todo o Brasil em mercados como: saúde, fitness, finanças, beleza, moda, artesanato, imóveis e corretores, brindes e presentes, afiliados, produtores digitais e muito mais... Felipe também é um apaixonado por café, futebol e Empreendedorismo (não necessariamente nessa ordem :] ). O resto é lenda ;) Saiba mais clicando aqui »

  • antonio

    Cara o meme no final do remarketing foi top! já baixei o e-book já!

  • Bom dia Felipe, tudo bem?

    Parabéns pelo site e pelo texto. Ajudaram muito na criação de campanhas de ramarketing para o meu blog.

    Me tire uma dúvida por gentileza. Ao fazer campanhas para promover minhas landing pages, costumo ter resultados muito melhores usando CPM. Porém com o Remarketing o público é muito menor, você acha melhor usar CPC neste caso ou manter CPM para as cobranças?

    Grande abraço,
    Guilherme

    • Olá Guilherme, se o seu orçamento for bom pode usar CMP colocando a entrega otimizada pelo FB, se não for tão bom pode usar CPC, o ideal é testar pra ver qual vai funcionar melhor pra sua campanha. abraços